1. Descrição e histórico do projeto
- O Seminário Interlocução Mediúnica (Doutrinação) – Contexto e Abordagens foi produzido inicialmente em março de 2017 na APAIS e estendido a Centros Espíritas interessados na atualização de conhecimentos e troca de experiências relativas à Interlocução Mediúnica.
- Já foram realizados 3 Seminários em Salvador/BA com uma média de 50 participantes por Evento.
2. Escopo do projeto e Metodologia
- No Seminário os participantes são levados a refletir sobre o contexto em que se dá a Interlocução Mediúnica, especialmente o ambiente espiritual ao derredor da tarefa de assistência aos Espíritos e seu papel nessa organização. As reflexões se estendem também às diversas situações recorrentes na Interlocução Mediúnica e respectivas abordagens.
- Os participantes recebem uma apostila dividida em blocos temáticos para análise e discussão em grupo, conforme orientação do Facilitador. Os Blocos Temáticos são:
- Origem dos Espíritos comunicantes o Condições em que se apresentam o Ferramentas de auxílio ao Interlocutor
- Abordagens e recursos disponíveis
- Técnica: Estudo Dirigido e Exposição Participativa
- As discussões em grupo são relatadas e socializadas no final dos trabalhos com os demais participantes do Seminário.
3. Resultados esperados
- Após o Seminário os participantes terão enriquecido os seus conhecimentos sobre a tarefa da assistência espiritual, especialmente na área da Interlocução Mediúnica, em decorrência do contato com novas informações e o compartilhamento de experiências com outros participantes do Evento.
4. Público alvo
- O estudo e troca de conhecimentos e experiências acerca da Interlocução Mediúnica é de especial interesse aos trabalhadores que atuam na assistência espiritual aos desencarnados e que desejam se aprimorar nessa tarefa.
- O Seminário é também indicado a todos que desejam ampliar seus conhecimentos do mundo espiritual e das relações entre encarnados e desencarnados na tarefa assistencial.
5. Implementação por parceria
- A realização do Seminário dá-se com a parceria entre a APAIS e o Centro Espírita interessado na promoção do Evento, com a divisão de responsabilidades e receitas.
- À APAIS compete a disponibilização do material didático e a coordenação dos trabalhos no Seminário, além da confecção do modelo (arte) de cartaz do Evento e de banner para divulgação nas redes sociais.
- Ao Centro Espírita compete a disponibilização de espaço físico, equipamento audiovisual (microfone e projetor) e a divulgação do Evento.
- A receita decorrente das inscrições e da venda de livros da APAIS divulgados no Seminário é dividida em partes iguais entre os parceiros.
6. Dia, duração e investimento
- O Seminário deve ser realizado preferencialmente aos sábados à tarde e excepcionalmente aos domingos pela manhã.
- O Seminário tem duração de 4 horas, já incluído um intervalo de 20 minutos.
- O valor do investimento por participante, aqui sugerido, é de R$ 20,00 (vinte reais).